Minha foto
Sou graduada no curso Superior Tecnológico em Gestão de RH, pela Unisinos em São Leopoldo e curso MBA em Gestão Estratégica e Inovação pela UNILASALLE. Trabalho na área de Rh desde 2003, atualmente trabalho na empresa Masisa do Brasil Ltda, localizada em Montenegro/RS na área de Capital Humano.

Termo consultor

"O termo consultor, do latim consultore, pode ser traduzido como aquele que dá ou pede conselhos. Podemos entendê-lo, ainda, segundo o conceito mais tradicional e conservador, como a função executada pelos religiosos ou, no último século, como a melhor designição para os ocupantes de funções que requerem o desenvolvimento de atividades específicas como, por exemplo, um médico, um advogado ou um contador." Fonte FGV Editora - Competitividade e Produtividade: a necessidade da mudança planejada e a contribuição da consultoria. Autores: LEITE, Luiz Augusto Mattana da Costa; CARVALHO, Iêda Vecchioni; OLIVEIRA, João Luis Carvalho Rocha de; ROHM, Ricardo Henry Dias.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Alguns Desafios do Modelo de Consultoria Interna

Algumas empresas optam por manter o modelo tradicional, paralelo, implantam o modelo de consultoria interna, causando prejuízos e possíveis fracassos, pois dificulta o entendimento da equipe de recursos humanos e do cliente quanto a identificação da mudança, assim como perceber vantagens no atendimento de suas necessidades. (BITENCOURT, 2004)
O modelo de consultoria interna exige transparência nas políticas de gestão organizacional para que o consultor possa atuar dentro de um papel de educação, inovação tecnológica e mudanças. A inexistência destas políticas de gestão ou falta de clareza das mesmas, afeta diretamente a implantação e o funcionamento do modelo. (MANCIA, 1998)
Mancia (1998) descreve como os maiores desafios para as organizações que pretendem implantar o modelo de consultoria interna quatro fatores: estrutura, políticas de gestão, treinamento, e sistema de avaliação.

Um comentário:

  1. Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do escritor.

    ResponderExcluir