Minha foto
Sou graduada no curso Superior Tecnológico em Gestão de RH, pela Unisinos em São Leopoldo e curso MBA em Gestão Estratégica e Inovação pela UNILASALLE. Trabalho na área de Rh desde 2003, atualmente trabalho na empresa Masisa do Brasil Ltda, localizada em Montenegro/RS na área de Capital Humano.

Termo consultor

"O termo consultor, do latim consultore, pode ser traduzido como aquele que dá ou pede conselhos. Podemos entendê-lo, ainda, segundo o conceito mais tradicional e conservador, como a função executada pelos religiosos ou, no último século, como a melhor designição para os ocupantes de funções que requerem o desenvolvimento de atividades específicas como, por exemplo, um médico, um advogado ou um contador." Fonte FGV Editora - Competitividade e Produtividade: a necessidade da mudança planejada e a contribuição da consultoria. Autores: LEITE, Luiz Augusto Mattana da Costa; CARVALHO, Iêda Vecchioni; OLIVEIRA, João Luis Carvalho Rocha de; ROHM, Ricardo Henry Dias.

domingo, 10 de julho de 2011

As Quatro Dimensões da Confiança

David Mister que escreve sobre a administração de empresas prestadores de serviços, onde a confiança entre consultores e clientes é extremamente importante e bastante pessoal. Maister diz que existem quatro dimensões de confiança:

  • Credibilidade: a credibilidade vem com o conhecimento e a experiência profissional. Se a pessoa possui um conhecimento profundo e segue uma boa prática, você sente confiança  no que ela diz e faz.
  • Confiabilidade: a confiabiliadade é revelada por meio das ações ao longo do tempo. Se você observa as atividades de uma pessoa  e as respeita, provavelmente confia que a pessoa  fará o que diz, a pessoa é confiável e agirá de determinadas maneiras.
  • Intimidade: esse aspecto da confiança diz repeito às emoções. Você sente institivamente que pode ou não discutir muitos tipos de questões com uma certa pessoa.
  • Auto-orientação: a dimensão auto-orientada é o quarto aspecto da confiança. Contudo, este aspecto reduz o quociente de confiança. Ele está relacionado com seus motivos e as coisas pelas quais você se interessa. Posso crer que você pensará além de seus interesses pessoais?

Fonte 
Livro: Primeiro os colaboradores depois os clientes - virando a gestão de cabeça para baixo. 
Autor: Vineet Nayar
Editora: Bookman, 2011 

2 comentários:

  1. Taine, adorei seu blog e já me tornei seguidor.
    Também vou indicá-lo no Caminhando Junto.
    Abraço e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Adriano

    Obrigado! Também adorei seu blog!

    Abraço e sucesso para nós!

    ResponderExcluir