Minha foto
Sou graduada no curso Superior Tecnológico em Gestão de RH, pela Unisinos em São Leopoldo e curso MBA em Gestão Estratégica e Inovação pela UNILASALLE. Trabalho na área de Rh desde 2003, atualmente trabalho na empresa Masisa do Brasil Ltda, localizada em Montenegro/RS na área de Capital Humano.

Termo consultor

"O termo consultor, do latim consultore, pode ser traduzido como aquele que dá ou pede conselhos. Podemos entendê-lo, ainda, segundo o conceito mais tradicional e conservador, como a função executada pelos religiosos ou, no último século, como a melhor designição para os ocupantes de funções que requerem o desenvolvimento de atividades específicas como, por exemplo, um médico, um advogado ou um contador." Fonte FGV Editora - Competitividade e Produtividade: a necessidade da mudança planejada e a contribuição da consultoria. Autores: LEITE, Luiz Augusto Mattana da Costa; CARVALHO, Iêda Vecchioni; OLIVEIRA, João Luis Carvalho Rocha de; ROHM, Ricardo Henry Dias.

domingo, 27 de março de 2011

Tempo de atuação e áreas de atuação no mercado dos profissionais consultores

Tempo de atuação
Segundo uma pesquisa realizada em 16 estados no Brasil pelo IBCO em outubro de 2009, com 142 respostas de consultores, verificou-se que 55% dos profissionais atuam no mercado pelo menos 10 anos em consultoria (20% atuam há mais de 20 anos). 25% atuam entre 5 a 10 anos no mercado, enquanto 20% atuam há menos de 5 anos e somente 4% a menos de 2 anos.
Fonte http://www.ibco.org.br/
Comentário: Esta pesquisa reforça o quanto o profissional que deseja seguir esta carreira de consultor precisa dedicar-se e adquerir experiências/vivências que o torne conhecedor/especialista na sua área de atuação.
Para seguir esta carreira realmente necessitará de um planejamento de carreira deste futuro profissional.


Área de atuação
A área de atuação com o maior número de respondentes é a Estratégia, Organização, Sistemas Gerenciais e Gestão de Negócios, na qual atuam quase metade dos respondentes, seguida por Gestão de Recursos Humanos e Treinamento com 37% dos respondentes. As áreas com o menor número de respondentes são Logística, com 4%, TI, e Sustentabilidade, Responsabilidade Social e Ética, ambas com 5% do total de respondentes da pesquisa.


Fonte http://www.ibco.org.br/

Comentário: Nota-se que a Gestão de Recursos Humanos esta a frente de várias áreas de atuação, mas há possibilidade de melhorar este indicador, pois quando fala-se em estratégia entendo que o RH estratégico e/ou consultores em RH devem participar junto a organização, sempre marcando sua presença através de seu conhecimento e orientação. Assim como organizações que necessitarão cada vez mais de Rh's estratégicos, ao qual agregarão valor ao negócio da empresa, tornando-a mais competitiva.

Um comentário:

  1. Tiane, parabéns o blog está com postagens interessantes e bem atrativo visualmente.
    Um abraço!

    ResponderExcluir