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Sou graduada no curso Superior Tecnológico em Gestão de RH, pela Unisinos em São Leopoldo e curso MBA em Gestão Estratégica e Inovação pela UNILASALLE. Trabalho na área de Rh desde 2003, atualmente trabalho na empresa Masisa do Brasil Ltda, localizada em Montenegro/RS na área de Capital Humano.

Termo consultor

"O termo consultor, do latim consultore, pode ser traduzido como aquele que dá ou pede conselhos. Podemos entendê-lo, ainda, segundo o conceito mais tradicional e conservador, como a função executada pelos religiosos ou, no último século, como a melhor designição para os ocupantes de funções que requerem o desenvolvimento de atividades específicas como, por exemplo, um médico, um advogado ou um contador." Fonte FGV Editora - Competitividade e Produtividade: a necessidade da mudança planejada e a contribuição da consultoria. Autores: LEITE, Luiz Augusto Mattana da Costa; CARVALHO, Iêda Vecchioni; OLIVEIRA, João Luis Carvalho Rocha de; ROHM, Ricardo Henry Dias.

sábado, 30 de julho de 2011

Conceito de Consultoria segundo Block

Para melhor entender o conceito de consultoria, pode-se começar avaliando a definição de Block: “A consultoria em sua melhor forma é um ato de amor: o desejo de ser genuinamente útil a outros.  Usar o que sabemos, ou sentimos, ou sofremos no caminho para diminuir a carga dos outros.”

terça-feira, 26 de julho de 2011

Falando de empregabilidade!


Assista o vídeo, trata do assunto empregabilidade! É uma entrevista com Mario Persona, escritor e consultor de comunicação e marketing, que realizou de forma criativa a simulação de uma entrevista educacional real.
  


http://www.youtube.com/watch?v=mX8xtqocxUU

Etapas de implantação da Consultoria Interna em RH - ORLIKAS


A autora ORLICKAS (2001), descreve nove pontos importantes na implantação de um processo de Consultoria Interna, ao qual também concordo após várias leituras sobre o assunto:

1) Executando um Benchmark: É um processo positivo e ativo para alterar os procedimentos da organização de uma forma estruturada e obter um melhor desempenho. Pode ser realizado através de visitas técnicas às empresas como também freqüentando grupos informais de RH, porém, sem deixar de lado o cuidado de se analisar o que pode e o que não pode ser adaptado às necessidades de sua empresa.

2) Conscientização de todos: Os colaboradores, em geral, precisam receber todas as informações referentes à necessidade, ao objetivo e às conseqüências do processo de implantação da Consultoria Interna de Recursos Humanos. É absolutamente imprescindível para o seu sucesso. Quando todos os colaboradores estiverem conscientes de que esse trabalho tem por finalidade colaborar com eles próprios, aproximá-los e melhor atendêlos, todas as outras fases acontecerão naturalmente, com facilidade. Essa conscientização pode ser realizada mediante workshops, ou seja, treinamentos em grupo de acordo com a técnica dominada pelo instrutor, ou seminários e, é nesse momento inicial, que podemos notar os possíveis resistentes ao processo. Cabe ressaltar que a aceitação e o envolvimento do novo modelo não acontecerão de imediato, e terão que ser realizados muitos workshops e seminários para tal, entendendo-se que essa preocupação de conscientizar a todos deve ser contínua.

3) Desburocratização e Racionalização: Uma das formas de eliminar os dificultadores da implantação da Consultoria Interna de Recursos Humanos é desburocratizar e racionalizar os processos de administração de pessoal como, por exemplo, folha de pagamento e controles legal-jurídicos. A terceirização das funções-meio da Área de Recursos Humanos está crescendo cada vez mais porque a desburocratização está atrelada à inovação dos sistemas, composta pela criação de um banco de dados e pelo investimento em softwares e hardwares. Tarefas como controle de ponto, por exemplo, podem ser informatizadas.

4) Políticas de RH bem definidas: Consultar o RH corporativo a todo instante prejudica o trabalho do consultor. Logo, é extremamente importante que a organização possua suas políticas bem definidas porque, dessa maneira, ele consegue trabalhar sem muitas interferências, administrando apenas exceções.

5) Aplicação da técnica do Job Rotation: Com a finalidade de evitar que o Consultor perca a sua identidade funcional e, ao mesmo tempo, enriqueça a sua atuação conhecendo outras áreas da organização, o Job Rotation deve ser aplicado. Ele consiste na rotatividade dos Consultores Internos pelos diversos setores da empresa.

6) Sustentação administrativa e funcional: O Consultor possui como principal função planejar a solução das questões e nelas atuar estrategicamente. Portanto, é fundamental que a empresa possua sustentação, como sistemas informatizados e apoio logístico de analistas e auxiliares para colaborar com os trabalhos dos Consultores.

7) Capacitação de cada profissional de RH: As empresas estão exigindo, cada vez mais, profissionais com perfil generalista. Essa multifuncionalidade consiste no profissional que, ao mesmo tempo, conhece os processos de
seleção, treinamento e benefícios e projetos de remuneração, incluindo programas de estatística para efetuar pesquisas salariais. Este treinamento pode ser realizado participando de grupos de estudos e conhecendo a realidade de outras empresas. A maioria das empresas realiza essa etapa internamente, com trocas de experiências entre colegas. Ao contrário do que muitos pensam somente isso não torna a empresa atuante no modelo de Consultoria Interna de Recursos Humanos.

8) Definição do papel do consultor interno: Para que a implantação do processo de Consultoria Interna de Recursos Humanos tenha sucesso, é necessário, logo de imediato, definir o novo papel do Consultor Interno, para evitar distorções no futuro. Deve ficar claro que sua função é de assessoramento estratégico aos clientes internos, colaborando, acompanhando na solução de problemas e nas tendências de RH, participando em processos determinados de seu cliente, assessorando as áreas no levantamento de necessidades de treinamento, assim como colaborar na identificação de novos talentos, oferecer suporte na execução de programas específicos de cargos, salários, benefícios, entre outros. O Consultor também tem como papel, em algumas empresas, o contato com todos os colaboradores buscando ouví-los em suas necessidades. Gerentes de Linha como gestores de seus recursos humanos: Esse é um dos pontos mais importantes do processo. Nele, a administração de faltas, atrasos, admissões e demissões passam a ser de responsabilidade dos Gerentes de Linha. Tornar a área de recursos humanos uma Business Unit: Esse processo dinamiza os planos de RH para que eles possam caminhar junto com o negócio-fim da organização, pois torna a Área de RH uma unidade de negócio, como todas as demais áreas da empresa.

9) Revisões e Avaliações: Para a empresa adequar as novas situações vividas à sua realidade, elas necessitam realizar constantes revisões e reavaliações do processo para corrigi-lo e aperfeiçoá-lo, pois o que pode ser favorável à empresa hoje, pode não ser amanhã.


domingo, 10 de julho de 2011

As Quatro Dimensões da Confiança

David Mister que escreve sobre a administração de empresas prestadores de serviços, onde a confiança entre consultores e clientes é extremamente importante e bastante pessoal. Maister diz que existem quatro dimensões de confiança:

  • Credibilidade: a credibilidade vem com o conhecimento e a experiência profissional. Se a pessoa possui um conhecimento profundo e segue uma boa prática, você sente confiança  no que ela diz e faz.
  • Confiabilidade: a confiabiliadade é revelada por meio das ações ao longo do tempo. Se você observa as atividades de uma pessoa  e as respeita, provavelmente confia que a pessoa  fará o que diz, a pessoa é confiável e agirá de determinadas maneiras.
  • Intimidade: esse aspecto da confiança diz repeito às emoções. Você sente institivamente que pode ou não discutir muitos tipos de questões com uma certa pessoa.
  • Auto-orientação: a dimensão auto-orientada é o quarto aspecto da confiança. Contudo, este aspecto reduz o quociente de confiança. Ele está relacionado com seus motivos e as coisas pelas quais você se interessa. Posso crer que você pensará além de seus interesses pessoais?

Fonte 
Livro: Primeiro os colaboradores depois os clientes - virando a gestão de cabeça para baixo. 
Autor: Vineet Nayar
Editora: Bookman, 2011